O significado do termo Compliance é Conformidade. Até a virada do milênio, era comum que a conotação desse termo fosse mais técnica, significando Conformidade de um produto ou de um serviço com normas e diretrizes técnicas, assim como com as exigências de um edital e especificação técnica em especial.

Mas no mundo corporativo, especialmente no internacional, o termo passou a significar também Conformidade Legal e a ser levado ainda muito mais a sério, pois um deslize nessa área pode se tornar uma questão de vida ou morte corporativa.

Compliance é o conjunto de disciplinas necessárias que uma empresa precisa dominar para cumprir e fazer cumprir a legislação, as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas em seu âmbito. 

 

Além do mais, essas atividades apoiam a empresa a cumprir sua a obrigação de fazer tudo para evitar desvios, assim como detectar os que porventura ocorrerem e tratá-los de maneira adequada.

Os casos mais famosos de falhas ou falta de Compliance se referem a casos em que houve atos de corrupção de agentes públicos e todos os problemas advindos disso.

Atitudes não éticas de algumas poucas pessoas podem causar um enorme prejuízo para a imagem das empresas, à reputação de seus superiores e colegas e ser a causa de perdas financeiras irrecuperáveis.

Mas apesar de corrupção ser um assunto de grande visibilidade, este tema não é o único coberto por Compliance. Outros temas que regem o mercado de atuação complementam o espectro de Compliance.

Por isso, a melhor solução é também a mais eficaz: o estabelecendo um Sistema de Gestão completo, no formato e na medida certa.

Atenção: empresas de médio e pequeno porte também estão sujeitas às legislações e normas. Especialmente quando elas fazem ou pretendem fazer parte da cadeia de suprimento de grandes grupos econômicos.

A ORTUM oferece soluções de consultoria e treinamento sob medida para a implementação de um Sistema de Compliance baseadas em padrões internacionalmente reconhecidos e na longa experiência de nossos consultores nessa área. 

Entre as diversas soluções, destacam-se: